W.S Locações
Carregando pesquisa personalizada...
/ noticias / Estado_de_Sao_Paulo
Domingo, 25 de Outubro de 2015 às 21h22

Operários da GM fazem paralisação na fábrica de São José dos Campos

Funcionários atrasaram a entrada ao trabalho por duas horas nesta sexta. Paralisação faz parte do movimento de campanha salarial da categoria.
Do G1 Vale do Paraíba
Tamanho da Fonte
+  -
Portarias da montadora ficaram fechadas até as 8h (Foto: Wanderson Borges/ TV Vanguarda)

Cerca de três mil metalúrgicos da General Motors (GM) fizeram uma paralisação de cerca de duas horas na manhã desta sexta-feira (23) na fábrica da montadora em São José dos Campos (SP). A unidade, que tem cerca de cinco mil funcionários, fabrica os modelos Trailblazer e S10.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, os trabalhadores atrasaram a entrada ao trabalho em protesto pela manutenção de cláusulas sociais no acordo coletivo. O sindicato afirma que a empresa quer excluir uma cláusula que garante estabilidade aos funcionários lesionados da unidade. A GM foi procurada, mas não retornou até a publicação da reportagem.

A paralisação também faz parte do movimento da campanha salarial da categoria. Além dessa negociação sobre estabilidade aos lesionados, os funcionários querem aumento real nos salários. Segundo o sindicato, a categoria pede 15,81% de reajuste, mas a montadora já aplicou 9,88%, correspondente ao reajuste de inflação. Os representantes da categoria e a empresa têm uma reunião marcada para a próxima semana.

Em agosto deste ano, os trabalhadores fizeram uma greve de duas semanas na unidade após a GM anunciar 798 demissões. O movimento grevista foi suspenso após um acordo na Justiça do Trabalho para adiar as demissões.

Com a aprovação do acordo, os 798 funcionários que seriam demitidos tiveram os contratos suspensos por cinco meses a partir de agosto. Após os cinco meses, o grupo poderá ser demitido.

A General Motors tem cerca de 5 mil funcionários em São José e produz os modelos Trailblazer e S10. A fábrica chegou a ter oito mil funcionários, mas nos últimos três anos vêm reduzindo seu quadro alegandoa cidade.



Deixe seu comentário:

Publicidade
Publicidade

mais sobre Estado_de_Sao_Paulo

06h38 - 28/10/2015
10h05 - 18/10/2015
Crime ocorreu na noite desta terça-feira (13) na região central. Hipótese é de roubo seguido de morte; ninguém foi preso.
21h50 - 14/01/2015
07h36 - 27/12/2014
07h27 - 27/12/2014
Polícia Rodoviária coordena operação de Pare e Siga em São Sebastião. Estrada ficou fechada após abertura de uma trinca na pista no Km 147.

© Copyright 2017 Todos os direitos reservados
Diário Bragantino - Oque a Região Bragantina quer saber! Atibaia - Bom Jesus dos Perdões - Bragança Paulista - Jarinu - Joanópolis - Nazaré Paulista - Piracaia - Vargem - Brasil - Esportes - Mundo